geral, Notícias, Recentes

Accept MSA

ACCEPT MSA

Qualquer empresa industrial tem de avaliar a variação associada aos seus processos de medição para garantir a fiabilidade dos seus dados. Para tal necessita de estudar o desempenho dos seus sistemas de medição, em termos de linearidade, viés, repetibilidade e reprodutibilidade e estabilidade.


Esta questão é crítica para os fornecedores da indústria automóvel, principalmente pelos que são certificados pela norma IATF 16949: 2016 (substitui a ISO / TS 16949) que define os requisitos de um sistema de gestão da qualidade para empresas do setor automóvel, sendo a análise do sistema de medição (MSA – Measurement System Analysis) um requisito obrigatório.


Segundo o “ISO Survey 2016” , mais de 67 mil (67.358) empresas em todo o mundo estão certificadas pela ISO/TS 16949, com a seguinte distribuição: cerca de 40 mil (39.986) na Ásia e no Pacífico (59,4%), aproximadamente 13 mil (12.786) na Europa (19,0%) e o restante (6.389) na América do Norte (9,5%).


De 2010 a 2016 houve um aumento médio de 7% ao ano. Esta tendência de crescimento permite perceber o potencial de mercado que existe para este tipo de solução.


Em resposta aos desafios do mercado e dos nossos clientes certificados pela IATF 16949:2016, a SINMETRO criou uma equipa multidisciplinar para desenvolver o presente projeto de IDT e que é formada por designers, investigadores, programadores e gestores de projeto da SINMETRO e investigadores da Universidade NOVA de Lisboa.


Esta equipa (fig. 1) contou com a colaboração de três empresas de teste, Novares (multinacional de injeção de produtos em plásticos, fornecedor de 1ª e 2ª linha da indústria automóvel), a PrioEnergy (produção de biodiesel) e a AFERYMED (organismo de verificação metrológica), que apoiaram a equipa fornecendo especificações para o sistema, dados de casos reais e validando o protótipo de design e realizando testes.


Esta contribuição é crítica para acelerar o processo de desenvolvimento, adequar a solução às reais necessidades do mercado e principalmente para garantir escalabilidade, assegurando que responde a diferentes modus operandi das organizações.


Após uma revisão do estado da arte, principalmente ao nível de estratégias de armazenamento e acessibilidade dos dados e respetivo tratamento estatístico, bem como da conexão com equipamentos, redes e bases de dados e de princípios de UI/UX a adotar para garantir uma utilização simples do sistema, a equipa definiu a visão do projeto com os seguintes três requisitos:


1. Ser um sistema web/cloud que não requer uma infraestrutura tecnológica local, reduzindo custos de instalação, manutenção e atualização.


2. Ser uma aplicação responsiva, 100% configurável pelo utilizador e de fácil utilização, para assegurar um produto escalável, que pode ser usado por qualquer tipo de empresa que precisa de validar os seus sistemas de mediação.


3. Ser um sistema que permite a integração com equipamentos e outras aplicações.

Para desenvolver essa visão, a equipa definiu e implementou a infraestrutura tecnológica (Fig. 2), tendo por base um modelo de negócio web/cloud based.

Este modelo não precisa de servidores locais, pois os dados são armazenados numa nuvem, pública ou privada, como um modelo de preço pay-as-you-go, que permite uma redução drástica dos custos fixos e variáveis, bem como um aumento na velocidade, segurança, flexibilidade e disponibilidade do sistema 24/7.

O backend desta infraestrutura é baseado numa API aplicacional e na base de dados MySQL no qual foram programados todos os elementos lógicos do software ACCEPT MSA.


Os algoritmos dos estudos de MSAs, desenvolvidos no processo de investigação, e todos os cálculos estatísticos do ACCEPT MSA estão programados na API Statistics, desenvolvida na linguagem Python.


Para garantir a conexão a diferentes dispositivos, desenvolveu-se a API Devices e a aplicação Link, na linguagem node.js, onde foram programados diversos protocolos de IoT.


O frontend do ACCEPT MSA foi desenvolvido com recurso às framework Vue.js, Javascript e Laravel.


Para o desenvolvimento deste produto foi adotada a seguinte metodologia que compreende 10 passos:


1. Definir a estratégia e infraestrutura de TI;


2. Compreender os requisitos de fluxo de dados e rastreabilidade;


3. Implementar a rede de dados IoT e uma desenvolver a API Devices e a aplicação Link para assegurar a conexão com diferentes tipos de equipamentos;


4. Definir os principais KPIs para medir o desempenho dos processos de MSA;


5. Design do software ACCEPT MSA segundo os princípios de UI/UX;


6. Validar continuamente o protótipo de design do software com as empresas testadoras;


7. Desenvolver o software ACCEPT MSA segundo uma abordagem web/cloud based e de acordo com a estratégia tecnológica acima descrita.

8. Desenvolver em simultâneo a API statistics, na linguagem Python, para implementar os algoritmos dos estudos de MSA e análise estatística dos dados;

9. Testar continuamente o software em ambiente laboratorial (simulação) e em ambiente real (empresas teste);

10. Desenvolver dashboards que permitam a gestão em tempo real da”big data” gerada, transformando dados em conhecimento e valor.

  • Text Hover
  • Text Hover
Figura 1: Equipa do projeto e empresas de teste.
  • Text Hover
Figura 2: Infraestrutura web/cloud ACCEPT-MSA.

Deste trabalho de investigação têm-se os seguintes resultados que têm uma natureza escalável e exportável:


1. Aplicação web/cloud based ACCEPT MSA;


2. API statistics;


3. API devices e aplicação Link;


4. Novos algoritmos de estudos de MSA;


5. Style Guide do ACCEPT MSA, desenvolvido segundo princípios de UI/UX.


O presente trabalho foi alvo de divulgação científica com a apresentação do paper “A Web and Cloud-Based Measurement System Analysis Tool for the Automotive Industry” , que foi sujeito a um processo de “peer review”, no dia 12 de julho em Estocolmo na conferência ICIMT 2018: 20th International Conference on Industrial Management and Technology.  – Barros, C. A, Barroso, A.P., “A Web and Cloud-Based Measurement System Analysis Tool for the Automotive Industry”, 20th International Research Conference Proceedings, Part IV, pp. 501-505, Stockholm Sweden, July 2018.

Projeto MSA distinguido com o prémio de melhor Artigo

Best Paper Award ICIMT 2018

Na sequência da sua participação na ICIMT 2018 : 20th International Conference on Industrial Management and Technology, promovido pela WASET – World Academy Of Science Engineering and Technology, o projeto MSA foi distinguido com o prémio Best Paper Award, denotando a qualidade do paper submetido.

  • Text Hover

Author


Avatar

A Sinmetro trabalha desde 2002 com a Indústria e Serviços. Os nossos serviços estendem-se desde desenvolvimento de Software a Gestão Estratégica de Financiamento. Dispomos ainda de soluções de Formação e Consultoria em Projetos de Investigação & Desenvolvimento e Otimização & Reengenharia de Processos.